Curso Superior de Tecnologia em:

Curso Superior de Tecnologia em:

O técnólogo em Processos Gerenciais elabora e implementa planos de negócio, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, tranalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos são requisitos importantes para este profissioanal.

Matriz Curricular:

Primeiro Módulo
Disciplinas Obrigatórias Carga Horária
(horas 60 minutos)
Contabilidade Gerencial I 24
Gestão Empresarial 84
Economia e Mercado I 24
Direito Empresarial I 12
Gestão Ambiental I 12
Língua Portuguesa I 12
Projeto Integrador I 80
SUBTOTAIS DO PRIMEIRO MÓDULO 248
Segundo Módulo
Disciplinas Obrigatórias Carga Horária
(horas 60 minutos)
Contabilidade Gerencial II 24
Gestão da Produção 84
Economia e Mercado II 24
Direito Empresarial II 12
Gestão Ambiental II 12
Língua Portuguesa II 12
Projeto Integrador II 80
SUBTOTAIS DO SEGUNDO MÓDULO 248
Terceiro Módulo
Disciplinas Obrigatórias Carga Horária
(horas 60 minutos)
Contabilidade Gerencial III 24
Gestão de Materiais 120
Economia e Mercado III 24
Direito Empresarial III 12
Gestão Ambiental III 12
Comunicação Empresarial Internacional I 72
Língua Portuguesa III 12
Projeto Integrador III 80
SUBTOTAIS DO TERCEIRO MÓDULO 356
Quarto Módulo
Disciplinas Obrigatórias Carga Horária
(horas 60 minutos)
Antropologia I 12
Ética e Responsabilidade Social I 12
Gestão de Custos e Preços I 24
Marketing Empresarial 84
Modelos de Negociação 36
Economia e Mercado IV 24
Direito Empresarial IV 12
Gestão Ambiental IV 12
Comunicação Empresarial Internacional II 72
Língua Portuguesa IV 12
Projeto Integrador IV 80
SUBTOTAIS DO QUARTO MÓDULO 380
Quinto Módulo
Disciplinas Obrigatórias Carga Horária
(horas 60 minutos)
Antropologia II 12
Ética e Responsabilidade Social II 12
Gestão de Custos e Preços II 24
Gestão de Recursos Humanos 84
Matemática Financeira 48
Economia e Mercado V 24
Direito Empresarial V 12
Gestão Ambiental V 12
Comunicação Empresarial Internacional III 72
Língua Portuguesa V 12
Projeto Integrador V 80
SUBTOTAIS DO QUINTO MÓDULO 392
Sexto Módulo
Disciplinas Obrigatórias Carga Horária
(horas 60 minutos)
Antropologia III 12
Gestão de Custos e Preços III 24
Estratégia Empresarial 84
Economia e Mercado VI 24
Direito Empresarial VI 12
Gestão Ambiental VI 12
Comunicação Empresarial Internacional IV 72
Língua Portuguesa IV 12
Projeto Integrador VI 80
SUBTOTAIS DO SEXTO MÓDULO 332
Quadro Resumo
TOTALIZAÇÕES Horas (60 min)
Carga Horária de Disciplinas Obrigatórias 1956
Carga Horária de Atividades Complementares Obrigatórias 96
Carga Horária Mínima para Conclusão do Curso 2052
Carga Horária de Disciplina Optativa (LIBRAS) 48
Carga Horária Total do Curso com Disciplina Optativa 2100
Certificações Parciais
ETAPA TÍTULO CONFERIDO
Ao término do 3º Módulo do Curso Assistente Administrativo
Ao término do 5º Módulo do Curso Analista Administrativo
Ao término do Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais

Bibliografia:

PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA: Gestão de Negócios
EMENTA: introdução ao estudo da administração; o movimento das relações humanas; o enfoque organizacional; o enfoque sistêmico da administração; a teoria do desenvolvimento organizacional; os enfoques modernos e contemporâneos; estudo das áreas específicas das organizações.
DISCIPLINA: Português Aplicado
EMENTA: formação básica da sintaxe da Língua Portuguesa e sua estruturação vocabular; estruturação de textos para o desempenho profissional; resenhas; esquemas; relatórios; sínteses, resumos, comentários, redação técnica, tipos de composição, correspondências empresariais; linguagem de comunicação eletrônica; e, requerimentos, portarias, normas e procedimentos.
DISCIPLINA: Língua Estrangeira
1. Leitura e interpretação de textos técnico em língua inglesa em níveis básicos pré-intermediário.
2. Produção de textos em níveis básico.
DISCIPLINA: Projeto Integrador I
EMENTA: Introdução ao ambiente corporativo. Abordagem prática da gestão de negócios. Administração Corporativa. Os tipos de organizações. Estrutura organizacional. Setores e departamentos da organização. Modelos de gestão de negócios aplicados a prática empresarial. Aplicação dos enfoques modernos e contemporâneos de práticas empresariais. Português aplicado ao ambiente empresarial. Tipos de documentos empresariais. Elaboração de documentos empresariais e gerenciais. Utilização da língua estrangeira nos ambientes organizacionais. Projeto Integrador – Etapa I – Análise de contexto.
SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA: Comportamento Organizacional
EMENTA: Ciência do Comportamento. O indivíduo - variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento. Atitude, percepção, aprendizagem, motivação. Os grupos na organização. Características dos grupos. Hierarquia, normas, papéis, coesão, objetivos. Conflitos intra e inter-grupais. Liderança e Poder. Comunicação empresarial
DISCIPLINA: Economia e Mercado
EMENTA: Primeiras idéias econômicas relacionadas com a desigualdade, a propriedade e seu uso, o crédito e o comércio na antiguidade clássica e na Idade Média. Diferentes escolas do pensamento econômico e as diferentes interpretações sobre a economia capitalista: liberal, marxista, keynesiana e neoliberal. Os fundadores da economia clássica e a crítica da economia política. As teorias do equilíbrio na proposição neoclássica. O desenvolvimentismo e os enfoques do pensamento econômico latino-americano. Dinâmica da economia mundial no século XX. Globalização econômica. A reestruturação produtiva: do fordismo ao toyotismo. Principais correntes do pensamento econômico contemporâneo. Economia brasileira
DISCIPLINA: Marketing Empresarial
EMENTA: conceitos de marketing; pesquisa como fonte de informações; produto; distribuição e logística; promoção e propaganda.
DISCIPLINA: Administração de Material e Patrimônio
EMENTA: fundamentos de gestão de suprimentos; classificação, especificação e codificação de materiais e serviços; gestão de estoque - fundamentos e sistemas; gestão de compra Fundamentos, cadastro de fornecedores, concorrência, contratação e avaliação; e, recebimento, manuseio, logística; armazenagem e distribuição física.
DISCIPLINA: Projeto Integrador II
EMENTA: Os indivíduos e os grupos nas organizações. O estudo do comportamento organizacional e sua aplicação no ambiente de trabalho. A motivação no ambiente de trabalho. Como o comportamento e as atitudes individuais e grupais interferem no trabalho e nos resultados organizacionais. Os conflitos organizacionais e seus impactos na organização. A aplicação prática da liderança e da hierarquia na organização. A comunicação organizacional. Economia e mercado aplicado ao ambiente empresarial. Economia brasileira e seus impactos na organização. O marketing empresarial e sua aplicação na organização. Os produtos e serviços produzidos pela organização. Administração de material e patrimônio e sua aplicação na organização. Como armazenar produtos. Como realizar a distribuição física dos produtos. A gestão de compras na gestão de negócios. A importância da logística para o funcionamento da organização. Projeto Integrador – Etapa II – Investigação.
TERCEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA: Gestão de Pessoas
EMENTA: vinculação teórica, função, processos e formas de aplicação da gestão com pessoas nas empresas; conjunto de elementos, variáveis e indicadores impactantes nas pessoas das organizações; ferramentas de gestão com pessoas; planejamento e desenvolvimento do capital intelectual; e, as pessoas como diferencial competitivo; gestão de pessoas nas organizações.
DISCIPLINA: Administração Financeira e Orçamentária
EMENTA: conceituação de administração e estrutura orçamentária e gestão financeira; análises de índices financeiros; análise do fluxo de caixa; análise de negócios análises de relatórios contábeis; viabilidade mercadológica.
DISCIPLINA: Gestão da Qualidade
EMENTA: histórico contextual da qualidade; fundamentação conceitual e ferramentas de registro, análise e controle de fluxos e processos na gestão pela qualidade; o enfoque sistêmico e a qualidade total; e, a gestão pela qualidade no mundo contemporâneo.
DISCIPLINA: Projeto Integrador III
EMENTA: Introdução a gestão de pessoas na organização. O recrutamento e a seleção de funcionários. Departamento pessoal. Avaliação de desempenho de funcionários. Treinamento de funcionários. Programas de qualidade de vida no trabalho. A aplicação da gestão financeira na gestão empresarial. Análise financeira e fluxo de caixa. Análise de relatórios financeiros e gestão financeira. Análise de viabilidade de investimentos. Análise e gerenciamento de programas de qualidade na organização. Aplicação de programas de qualidade organizacional. Projeto Integrador – Etapa III – Desenvolvimento.
QUARTO SEMESTRE
DISCIPLINA: Gestão de Projetos
EMENTA: elaboração de projetos; celebração de convênios, fontes de financiamentos e projetos, leis e resoluções para financiamentos, programas preferencialmente financiáveis.
DISCIPLINA: Gestão Ambiental
EMENTA: Desenvolvimento e meio ambiente. Fundamentos da gestão ambiental. Legislação ambiental brasileira. Sistemas de Gestão Ambiental. Marketing Ambiental.
DISCIPLINA: Ética Profissional
EMENTA: a ética; evolução da ética; ética e cidadania; responsabilidade moral; ética e responsabilidade moral; a ética nas organizações.
DISCIPLINA: Projeto Integrador IV
EMENTA: A gestão de projetos aplicados a prática empresarial. Organizando e gerenciando projetos organizacionais. Análise e gerenciamento de programas de gestão ambiental. Aplicação de programas de gestão ambiental. Ética empresarial. Responsabilidade sócio-ambiental. Ética nas organizações. Os princípios éticos aplicados a gestão de negócios. Projeto Integrador – Etapa IV – Finalização e Apresentação.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525, Interlagos - 04784-010 São Paulo - SP

© Todos os Direitos Reservados a Agência Novi