IFPA

O Instituto de Formação Profissional Administrativa - IFPA foi fundado em 1982 pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, uma entidade que conduz há um século uma escola privada, atualmente conhecida como “Colégio Humboldt”.

Em seus mais de 35 anos de existência, o Instituto de Formação Profissional Administrativa – IFPA já formou mais de 1.700 jovens na área de gestão. Parceira da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Consulado Geral da República Federal da Alemanha e de várias multinacionais alemãs e empresas brasileiras, a entidade trabalha em formação de nível superior formando tecnólogos sob o sistema Dual, ou seja, segue o modelo alemão de aprendizagem profissional que combina o ensino teórico com a prática empresarial. A formação em seus cursos superiores de tecnologia tem duração de 2 anos. Os pré-requisitos para ingresso no IFPA é a conclusão do ensino médio e aprovação no processo seletivo na IES e em uma das empresas parceiras.

Nossa História


Quando em 1981 o Professor Sênior Horst Badura foi enviado ao Brasil para estruturar a escola profissional IFPA, as condições eram precárias: faltavam espaços, instalações e alunos. Havia somente uma ideia. Em quatro meses, o primeiro Diretor do IFPA teve de encontrar tempo para mobilizar parceiros para o projeto. O Consulado geral, como representante do Governo alemão, disponibilizou e prontificou-se a pagar professores de língua alemã. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha assumiu a organização do treinamento junto às empresas associadas e a realização de exames finais. Já a Sociedade Escolar Barão do Rio Branco montou a infraestrutura educacional, buscou professores brasileiros e legalizou administrativamente a escola profissionalizante. Desde o início, o Bundesverwaltungsamt, órgão alemão sediado em Colônia, responsável por assuntos relacionados à formação profissional na Alemanha e no exterior, colaborou com o envio de professores para o IFPA.

Em 1º de março de 1982 entrou em funcionamento, nas dependências do Colégio Humboldt, o primeiro curso do IFPA, o de Técnico em Administração Industrial. Os primeiros aprendizes formados no Brasil receberam o Kaufmannsgehilfenbrief (certificado de formação profissional), reconhecido pelo Governo alemão. Nesse ano somente sete empresas participavam do sistema dual de ensino, em 1986 esse número já passava de 30. Tornaram-se necessárias novas instalações ampliadas, uma sala com máquinas de escrever, além de uma área para computadores – primeiramente com três aparelhos doados pela Alemanha. Mais tarde foram instalados um banco de dados sobre temas econômicos, uma pequena biblioteca e equipamento de vídeo.

Os primeiros formandos já tinham empregos fixos. Suas carreiras foram a melhor publicidade e incentivo para continuar expandindo a oferta de cursos. Em 1983 o IFPA introduziu um curso de secretariado para suprir a demanda por secretárias com domínio de língua alemã.

O IFPA, na ampliação de sua oferta, orientou-se sempre nas necessidades econômicas – dessa forma, o processamento de dados passou a fazer parte de toda a formação a partir de 1986.

Em 1987 iniciou-se o curso de Gestão de Transportes com a parceria das empresas Schenker e Deicmar.

Até o ano de 1990, 467 alunos já haviam frequentado a escola profissionalizante.


Em 1994 iniciou-se o curso de Gestão em Seguros com a parceria das empresas Allianz, Cia. Paulista de Seguros, Hannover Seguros, Itaú Seguros, Paraná Seguros, Schroeder Seguros e VVD Seguros. 

Em 1996, Manfred Reiter tornou-se diretor da escola profissionalizante, logo reconheceu que o número de jovens com conhecimento de alemão em São Paulo era limitado. Assim, surgiu a ideia de ampliar a formação para interessados de outros países e estados brasileiros, apresentando o IFPA a escolas e universidades do sul do Brasil, onde ainda vivem muitos descendentes de imigrantes alemães do século XIX.

Em 1998, foi introduzido o ensino em bloco. Isso significa que os alunos – em geral durante cinco a seis semanas – frequentam diariamente a escola e em seguida são treinados na prática em uma empresa. Esse sistema tornou-se necessário, pois as companhias começaram a se estabelecer fora de São Paulo. O ensino em bloco possibilitou também a estudantes de outros lugares frequentarem o curso profissionalizante do IFPA, já que dessa maneira obtinham um local de aprendizado próximo ao seu lugar de origem e vinham a São Paulo apenas para ter aulas teóricas.

Uma particularidade do aprendizado do IFPA é a abordagem em mais de uma língua. O principal idioma auxiliar no ensino é o alemão, havendo também cursos de inglês e espanhol. Desde 1998 o IFPA oferece a obtenção do diploma LCCI da Câmara de Comércio e Indústria de Londres, por meio do qual é possível comprovar os conhecimentos do inglês no campo econômico. Esse aspecto multilíngue é muito importante nas áreas econômicas do Mercosul, Ásia-Pacífico e União Européia.

Também em 1998 o IFPA introduziu o curso Técnico em Gestão de Comércio Internacional com parcerida das empresas Bayer, Deutsche Bank, Henkel, Siemens e Stihl.

Entre 2000 e 2002 foi ministrado, em cooperação com a Lufhtansa, aulas voltadas à fomação de gestores de transporte aéreo.


Desde 2002, os formandos do IFPA podem obter o diploma da Fachhochschulreife. Esse certificado lhes possibilita o acesso direto a uma universidade técnica da Alemanha. Depois de dois anos do programa do IFPA, as companhias recebem colaboradores experientes; o que significa que o investimento em formação é mais do que recompensado.

Missão

A missão do Instituto de Formação Profissional Administrativa - IFPA é formar cidadãos autônomos e responsáveis utilizando métodos atualizados e equipe altamente qualificada num ambiente multicultural e sustentável para um mundo competitivo e globalizado.

Objetivos

O Instituto de Formação Profissional Administrativa - IFPA tem como objetivos:

  • o ensino, em nível superior, para a formação e aperfeiçoamento de profissionais nas diversas áreas do conhecimento;
  • o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura, mediante o incentivo da investigação científica e do trabalho de pesquisa;
  • estimular a criação artística e a difusão dos conhecimentos culturais, científicos e técnicos produzidos pela instituição;
  • o desenvolvimento das competências pessoais e sociais de seus alunos;
  • suscitar e estimular o desejo de aperfeiçoamento profissional permanente entre seus alunos e professores;

Metas

A meta do Instituto de Formação Profissional Administrativa - IFPA é promover o contínuo aprimoramento do ensino e da aprendizagem através da formação continuadas.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525, Interlagos - 04784-010 São Paulo - SP

© Todos os Direitos Reservados a Agência Novi